O quê é o plantão psicológico?
É um serviço de escuta e orientação individual destinado a acolher alguém que se encontra com alguma dificuldade emocional pontual, sem necessidade de agendamento prévio ou de submissão a um tratamento psicológico a longo prazo. Serve para ajudar a pessoa compreender melhor os motivos de sua dificuldade e, se necessário, auxilia-la a buscar outras opções de cuidado que não necessariamente a psicoterapia (um processo de cuidado psicológico geralmente mais longo e periódico). A pessoa que buscar essa ajuda pode ser de uma a quatro vezes durante o semestre numa seção de até 50 minutos.
Quem pode procurar o plantão?
Todo estudante da UFPa que sinta que aspectos emocionais da sua vida estão dificultando o seu cotidiano e que deseje compartilhar essa dificuldade com alguém preparado a escuta qualificada.
O que precisa levar para ser atendido?
Comprovante de matrícula, Rg, assim que possível.
Onde fica o plantão?
No andar superior da biblioteca central da UFPa, no campus do Guamá, próximo a sala de estudos.
Quais os dias e horários de funcionamento?
Terças e quintas de 8:30h às 12h e de 13h às 17h
O plantão é o mesmo que psicoterapia?
Não. a psicoterapia é é um serviço regular , geralmente de longo prazo, que busca trabalhar uma modificação mais profunda de aspectos da vida de quem a busca. O plantão, como dito a cima, é uma escuta pontual, ligada a um momento, e que não tem compromisso com o retorno. Muitas vezes, um único encontro é suficiente para que seu propósito de acolhimento e de escuta se cumpra.
Caso seja necessário a psicoterapia?
Caso seja identificada no atendimento a necessidade de um trabalho a longo prazo, que fogem do escopo e da duração do plantão, a equipe do serviço orientará os estudantes a buscarem o serviço de psicoterapia interno ou externo à universidade. De toda forma, será garantida a possibilidade de escuta no serviço a quem deseja-la, para só então o encaminhamento ser feito.